O que é Enxaqueca?

Muita gente me pergunta: Nossa, mas você conseguiu se curar da enxaqueca, mas você não tinha crises muito fortes.

Ah, mas você não tinha crises há tanto tempo assim?

Eu comecei a ter enxaqueca com 6 anos de idade e consegui me livrar dela aos 29 anos. Foram 23 anos de sofrimento.

Ah mas a sua enxaqueca não era cronica…

Eu tinha crises que duravam 4 dias, eu dormia com dor, eu trabalhava com dor, e cheguei a tomar 16 comprimidos por dia de analgésicos. Eu tinha pelo menos, isso eu escrevi pelo menos de 20 a 25 crises por mês.

Bom eu sou a Daniela Miguel, coach de saúde e de enxaqueca, e eu vou contat um poquinho da minha historia para vcs.

Inúmeros exames, inúmeros tratamentos, inúmeras internações, inúmeros médicos fazendo pouco caso da minha dor, inúmeras faltas no trabalho, na escola, em compromissos particulares.

O mais triste disso é que são pouquíssimos os médicos e profissionais da saúde que entendem verdadeiramente as causas da enxaqueca.

A medicina hoje, infelizmente, está voltada para amenizar sintomas, e não tratar causa.

Isso é problemático em qualquer doença, mas na  enxaqueca é ainda mais sério porque o uso diário de analgésico potencializa a “próxima” dor e diminui o efeito analségico quando usado continuamente. É o famoso efeito rebote, que pouco se fala por aí.

A dependência de analgésicos é enorme….

A enxaqueca é “uma doença crônica  que compreende um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos (envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores) e hormonais, desequilíbrios estes que, por sua vez, são decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética.”, segundo o Dr. Alexandre Feldman em seu livro Enxaqueca só tem quem quer.

Complexo, né? Mas entendendo a causa, entende porque tomar analgésico tira a dor e não trata a causa?

Tratar a causa da enxaqueca significa compreender como acontece a produção de hormônios e de neurotransmissores no seu corpo, significa entender que fatores interferem na produção e causam esse desequilíbrio, significa entender como a sua má alimentação pode prejudicar esse equilíbrio, como dormir mal interefe nos seus hormônios, como tomar anticoncepcional atrapalha seu equilíbrio hormonal e que efeitos ele traz para o seu corpo, como a atividade física às vezes melhora a sua enxaqueca ou às vezes te dá uma enxaqueca “daquelas”, entender como o seu emocional em desequilíbrio trabalha para te dar enxaqueca, compreender como a falta de tempo, o acúmulo de stress, a falta de contato com a natureza, com o sol, enfim, como o seu estilo de vida é o verdadeiro responsável pela sua doença, principalmente quando se tem uma predisposição genética.

Quando eu compreendi e trabalhei no meu último tratamento para deixar todas essas engrenagens juntas e trabalhando forma harmônica, eu consegui me livrar da enxaqueca.

Se se você se quiser aprofundar um pouquinho mais desse assunto….aqui vai um vídeo especial para você!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s